Sentinela Security

Soluções de Segurança da Informação e TI para Negócios.

Qual diferença entre servidor interno, servidor dedicado e cloud computing?


businessman with laptop in network server room

As soluções para otimizar processos no trabalho vem evoluindo constantemente e a frase “é preciso se modernizar” nunca esteve tão correta. Os computadores, hoje em dia, são essenciais em qualquer área de atuação de negócios e cada vez mais aumentam a produtividade.

Mas no meio de um ambiente que se atualiza à cada dia, como garantir a segurança da informação da empresa? Qual é o meio mais seguro de se trabalhar em rede? Vamos entender melhor quais as opções mais discutidas e diferenciá-las:

Tipos de servidores

Servidor Interno

02

Um servidor interno é um computador que reúne as informações, aplicações e sites da empresa. É por essa única máquina que os usuários internos da empresa acessam os programas corporativos (administrativos, financeiros, etc.) e, em alguns casos, é por funcionamento dele que o website pode ser visto por internautas.

Quando se tem um servidor interno, é necessário ter um profissional de TI trabalhando para a sua empresa, seja ele funcionário próprio ou terceirizado. Ele efetuará a segurança dessa máquina, instalando e mantendo firewalls (para evitar ataques externos), configurando as permissões de compartilhamento, entre outras funções.

Servidor Dedicado

03

Um servidor dedicado é um computador exclusivo e poderoso para manter as aplicações corporativas funcionando. Diferente do servidor interno, que pode ser utilizado simultaneamente para outras tarefas, essa máquina se dedica exclusivamente a servir as outras.

Servidores dedicados são adquiridos pensando na capacidade que a sua empresa irá precisar. A manutenção deles deve ser feita constantemente, com monitoramento de energia e sala trancada climatizada. São equipamentos caros, mas que são seguros e operam com velocidade. Um bom servidor garante estabilidade de conexão de 99,8% e de hardware de 99,5% para que suas aplicações sejam acessadas sempre.

Cloud Computing

04

Com o cloud computing é possível contratar serviços de servidor e hospedagem de grandes empresas da área tecnológica. Dentro dessa área, temos o cloud server, que são servidores dedicados na nuvem. Ou seja, é possível contratar uma máquina exclusiva para a sua empresa, com o hardware que você preferir e eliminar o servidor físico dentro da sua empresa.

O servidor em cloud computing substitui o servidor dedicado. As grandes vantagens são a diminuição do custo de se ter um servidor dedicado próprio, a facilidade de aumentar a sua capacidade e/ou troca de hardware em pouco instantes e a segurança que a prestadora desse serviço oferece à sua empresa.

Conforme dados do IDC – empresa líder na análise de dados relativos à tecnologia em todo o mundo -, duas em cada três empresas brasileiras enxergam o cloud computing como um fator chave para o sucesso do negócio. O setor brasileiro de computação na nuvem movimentou US$ 257 ​​milhões em 2013. E a previsão é de que essa cifra chegue até US$ 798 milhões em 2014.

Que tipo de servidor você usa em sua empresa? E você está satisfeito com ele? Conte para gente nos comentários abaixo!


Categorias: Segurança da informação

Tags: , , , ,

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com